Páginas

Páginas

pesquise aqui

Por que sonhamos e temos pesadelos?


Por que sonhamos e temos pesadelos?

por Redação Galileu 
 
 
 
São muitas as tentativas de explicar o sonho, mas não há nenhuma teoria totalmente comprovada. Pesquisadores de várias áreas trabalham com hipóteses. A biologia trata da parte cerebral, o sonho ocupa até 25% de nosso sono. Quem manda no cérebro durante esse tempo todo é o sistema límbico, um conjunto de estruturas que fica abaixo do córtex cerebral, relacionado à construção da memória, à resposta a agressões, ao medo e ao impulso sexual.

Editora Globo
Ilustração Estúdio Mopa

Para Sidarta Ribeiro, Ph.D. em neurobiologia e doutor em neurociências pela Universidade Rockefeller, a única maneira de entender a função dos sonhos é estudá-los quando os seres humanos estão diante de situações semelhantes àquelas vividas pelos nossos ancestrais."Os sonhos da vida contemporânea não revelam sua função porque a gente não enfrenta os problemas de 10 mil anos atrás. Se estiver com fome, vou a um restaurante. Para ter onde morar, basta pagar o aluguel." Isso também explicaria sonhos que não fazem sentido. Sem grandes problemas para resolver, o homem moderno tece uma colcha com pedaços de memória do cotidiano. Mas, quando o homem enfrenta um problema grave, como um divórcio ou uma doença, deve sonhar com coisas relacionadas a seus problemas.
>> A ciência do sonho

Já para os freudianos, importante mesmo é o conteúdo dos sonhos. “Na psicanálise o sonho é disfarce, é a realização de um desejo que não podemos suportar”, diz o psicanalista e professor da Fundação Escola de Sociologia e Política, Sérgio Braguini. “Ele tem uma função de nos manter dormindo, mas quando esse desejo é insuportável até no sonho, nós acordamos de um pesadelo.”


Um pesadelo típico que, de acordo com o psicanalista, exemplifica o desejo insuportável é aquele no qual estamos fazendo xixi ou em contato com água e, depois de um tempo, acordamos direto para o banheiro de verdade. Ainda segundo Freud, as imagens do sono nos protegem contra dor e traumas passados.


Temas relacionados
fonte:http://revistagalileu.globo.com/Revista/

10 comentários:

Anônimo,  9 de fevereiro de 2010 às 09:41  

Eu vejo os sonhos com formas de nos mostrar aquilo que esta guardado em nosso sub-conciente, nossos desejos, a vontade de mijar, quando realmente estamos com vontade, os sonhos nos mostra uma revelação do nosso presente e de nosso futuro. Belo post.

flo 9 de fevereiro de 2010 às 09:47  

concordo contigo
Sergio
bhjks
VS!

NÃO!!! EU NUNCA DIREI, POSSO NÃO CONVENCER...... 9 de fevereiro de 2010 às 10:43  

Olá caríssima.
O pesadelo trás tudo de ruim do sistema nervoso com o conteúdo de um sonho desagradável. Não sei bem ao certo, mas no momento emocional entra em um estimulo de letargia ao tentar acordar. O pesadelo transforma tudo que você acumula no seu pensamento relativo com o que aconteceu durante o dia ou pode ser outra passagem já vivida e você quer esquecer recorrência de um fato traumático passado. Só sei dizer que a sensação é horrível, pesadelo desperta suando, com freqüência cardíaca acelerada e sensação de angústia e o sonho, o sonho às vezes é mágico vem como uma onda por vezes agradável que sentimos viver o presente e outra pode se tornar uma decepção ao acordar e pensar que não passou apenas de pesadelo
Não tenho qualificação para falar com conhecimento de causa, apenas imagino assim, por que às vezes passo pelos dois sintomas. Beijos.Luandabela.

flo 9 de fevereiro de 2010 às 11:16  

"NÃO!!! EU NUNCA DIREI, POSSO NÃO CONVENCER......,"
CARISSIMA,
grata por agregar teus conhecimentos aqui.
Volte sempre.

Artefatus 9 de fevereiro de 2010 às 11:16  

DE QUALQUER FORMA DORMIR E SONHAR É BOM DEMAISSSSSSSSSS!!

flo 9 de fevereiro de 2010 às 11:24  

Edvalter
dormir é ótimo,
sonhar entao,
nem se fale!!!
\o/

Gernain 9 de fevereiro de 2010 às 12:11  

Eu acredito que no sono mais artificial os pesadelos fazem parte dos problemas do dia a dia e num nível de sono mais profundo é a comunicação de algo interior, tipo um alerta.

Um abraço,
Gernain.

flo 9 de fevereiro de 2010 às 12:19  

Gernain,
é verdade
amigo!

claudine ribeiro 10 de fevereiro de 2010 às 08:24  

Olá amiga Edilene, as vezes os sonhos são um alerta para o que vai acontecer. Comigo já aconteceu várias vezes, as mais traumáticas foram: sonhava todos os dias com meu pai dentro de um caixão e só parei de sonhar quando ele adoeceu e descobrimos que estaa com cancer em fase terminal, sonhei uma semana com isso. O outro foi que minha prima chegava para mim e dizia que minha filha tinha morrido, eu começava a chorar e ela dizia que tinha sido o outro menino que estava na encubadora, resultado o menino faleceu ás 6h da manhã e minha filha ás 6h da noite. Ás vezes os sonhos preparam o nosso espírito para o que vai acontecer. Esta noite sonhei que roubavam $200,00 meu, espero que isto não aconteça.
Tem um post que gostaria que desse uma olhada é em meu blog de selinhos claudinenetto9.blogspot.com, ganhei sete selinhos e os estou passando, seu nome está lá.

Bjão.

flo 10 de fevereiro de 2010 às 10:34  

Nossa
Claudine
que experiência!!!

Postar um comentário

Mensagem do formulário de comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

agrega





Arquivados

EDILENE - AMOR

Translate

  ©Template by Dicas Blogger